sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

A formação continuada dos professores de matemática

FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA

“Na abordagem tradicional, a formação de professores consiste no processo de aprendizagem do ofício do ensino, o qual é realizado fundamentalmente por tentativas por parte dos professores em formação, que evidencia uma separação clara entre a teoria e a prática do ensino, surgindo a prática como o elemento fundamental para adquirir o ofício de professor. O professor deixa de ser objeto para passar a ser sujeito da formação e seu desenvolvimento profissional é, no essencial, decidido por ele” (Rogério Marques Ribeiro – UNIP e FG).

“A formação continuada simboliza um elemento de grande importância para o desenvolvimento e desempenho profissional do docente ao longo de sua trajetória. Por meio desse processo de formação continuada, o professor constrói e reconstrói conhecimentos que, articulados com sua prática cotidiana, produzirão saberes que o nortearão em sua tarefa primordial, o ensinar, para que seja desenvolvida de forma adequada e significativa.“ (Leila Cunha de Albuquerque, Cleyton Hércules Gontijo - UnB).

CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA ÁREA DE MATEMÁTICA

“Materiais Virtuais Interativos para o Ensino da matemática” - UNIJUÍ

“O uso da informática no ensino da matemática na educação básica” - UNIJUÍ

“PROFMAT - Formar cinquenta por cento dos professores da educação básica em nível de pós-graduação lato e stricto sensu e garantir a todos formação continuada em sua área de atuação"

Rede Nacional de Formação Continuada de Professores, o qual tem como área de aprimoramento a educação em matemática, com enfoque na educação básica dos sistemas públicos de educação. Ministério da educação (MEC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário