A Docência no Brasil
A docência no Brasil ao longo dos últimos anos vem sendo modificada seu conceito, devido ao fato deste ser permeado por contradições que transitam em torno da desvalorização da figura do professor e da educação como um todo, para a necessidade de valorizar o que se tem em mente trazendo à tona a importância do profissional na educação para a construção de práticas que tenha como pilar a cidadania e a democracia. Colocando em pauta que a docência se constitui em um processo reflexivo que se fundamenta a partir do saber, do saber fazer de troca de saberes e de como o saber é adquirido e transmitido de um indivíduo para o outro.
Nesse sentido tem tanto no professor quanto no aluno as figuras centrais para que o processo ensino e aprendizagem se concretizem, daí a pensar na docência enquanto totalidade, que perpassar os fatos e ações imediatas de transmissão de conteúdo das disciplinas da grade curricular. E que tem como foto tornar a educação num processo intrínseco a realidade e as formas como os alunos vivem, convivem e se relacionam no cotidiano, bem como no conhecimento que trazem para o ambiente de sala de aula.
O processo educativo torna-se então algo valorativo, ético e dinâmico, em que o ensinar é mais do que transmitir conhecimentos, é vê as (inter)relações, e saber a partir delas realizar um processo de troca, de conhecimentos, experiências e saberes que se concretizam na educação. É preciso pensar em docência, ou ser docente observando este como um processo reflexivo e de mudanças, que visa a formação pautada no horizonte da cidadania e no reconhecimento do aluno e do professor enquanto sujeitos ativos, críticos, propositivos, no intuito de transformar a realidade, participando do processo de tomada de decisão. A docência vai além de práticas pragmáticas e da alienação. A docência proporciona o despertar da consciência crítica, levando ao sentimento de pertencimento no processo do saber e do ensinar.
Desse modo vê-se que no Brasil a docência tem sua importância para a formação de cidadãos, e diante disso, o papel do professor é fundamental, pois é ele que vai proporcionar a troca de experiência e saberes que constitui o processo ensino e aprendizagem.
Mas para a educação seja concretizada por meio da docência é preciso envolvimento, empatia e relacionamento entre professor e aluno partindo do ponto de que ambos possuem saberes que dever ser valorizados. Mesmo assim é preciso ter em mente que mesmo diante das dificuldades realizadas ser professor e tornar-se professor é fundamental.
Wilclefe.
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