quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

A história da formação do professor

A história da formação do professor 


A formação de professores passou por diversas mudanças no Brasil. Após o golpe militar, foi iniciado um novo modelo de formação, a Escola Normal, porém, esse modelo foi finalizado logo depois das reformulações da Lei de Diretrizes de Base da Escola Nacional, afirmando que o ensino médio deveria ter junto a sua formação um curso profissionalizante, mas como existiam várias modalidades do ensino médio, a determinação das políticas públicas foi que haveria um único formato para todos os ensino, cessando assim, as Escolas Normais e admitindo a formação do magistério junto ao 2º grau do ensino médio.
Esse fato influenciou na perda de qualidade na formação de professores do ensino primário, pois na Escola Normal havia um melhor preparo comparado com a formação do ensino básico oferecida no ensino médio; havia uma total dedicação na formação daqueles professores que iriam lecionar nas séries iniciais, proporcionando uma didática diferente trabalhando com mais especificações em relação as matérias ensinadas.
Havia também, o fato que um professor formado em um curso superior, poderia lecionar tanto no ensino primário quanto no ensino médio, no entanto, isso não era adequado para o ensino primário, pois ele não recebia uma preparação ideal para trabalhar com crianças. Quanto ao ensino médio, existiam professores que mudavam constantemente de matérias lecionadas, ou seja, não estavam inteiramente voltados ao preparo dos alunos que iriam lecionar nas series iniciais, gerando uma perda maior na preparação do professor tanto do ensino primário como no médio.
Esse fato também acarretou na diminuição do números de alunos interessados em lecionar, com isso, houve um aumento na carência de professores, levando a quase extinção da habilitação do magistério. E dado os fins, a única alternativa eram os cursos de pedagogia e as licenciaturas.
O curso de pedagogia por sua vez, forma precariamente o professor primário, pois forma ao mesmo tempo professores para as séries iniciais, nos locais onde há habilitação magistério esse mesmo professor será responsável pela formação dos alunos que deveriam ser preparados para lecionar e desempenha o exercício de gestão escolar. Ora, logo não é possível formar em 4 anos um profissional bem preparado para exercer essas funções.

Síntese do vídeo: Entrevista- formação de professores; com o professor Marcos Lorieri.

linke do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=O6TjwHId4wM

Katy e Wilclefes

2 comentários:

  1. Realmente,
    a formação de professores no Brasil precisa ser assistida imediatamente. Seu texto foi bem claro e objetivo. Muito bom mesmo. :) #Marcos_A

    ResponderExcluir
  2. Precisamos hoje formar profissionais melhores na área de lecionar.
    Muito bom o texto, gostei muito !

    ResponderExcluir