domingo, 24 de janeiro de 2016

Generosidade Pedagógica

 

Segundo Paulo Freire


 Ensinar não é apenas transferir conhecimento, o professor deve buscar se aperfeiçoar para que posa ser um eterno educador, segundo o livro Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire, “o professor precisa pensar na sua pratica para despertar no educando a criticidade”, ele precisa repensar a sua pratica a todo momento e estimular o alunos a criticar a realidade concreta a que estão submetidas, ou seja, ter opinião e pensar certo, agir certo.
Pesquisar, ensinar e aprender, essa é a generosidade pedagógica, um triangulo que forma a essência do professor que deve sempre buscar novas ideias, conceitos, ser humilde em ouvir o outro e respeitar os conhecimento que o aluno trás de casa ou da escola; no ato de ensinar deve haver troca de conhecimento entre o docente e o educando, essa transferência de conhecimento entre professor e aluno gera aprendizagem para ambos.

Ao lecionar o professor deve demonstrar segurança, respeito e competência. A arrogância do docente gera conflitos, deve-se ter uma mente aberta para aceitar o novo, ter ética profissional.









Katy Fazane

Pesuisa sobre Paulo Freire: http://www.paulofreire.org/


2 comentários:

  1. Os trabalhos de Paulo Freire são referências na formação do profissional docente. Essa imagem resumi e muito o que é ser professor. #Marcos_A

    ResponderExcluir
  2. "criar possibilisades" eis a grande missão do professor.

    ResponderExcluir