"O professor, como qualquer outro profissional, lida com situações que
não se repetem nem podem ser cristalizadas no tempo. Portanto, precisa
permanentemente fazer ajustes entre o que planeja ou prevê e aquilo que
acontece na interação com os alunos. Boa parte dos ajustes tem que ser
feitos em tempo real ou em intervalos relativamente curtos, minutos e
horas na maioria dos casos – dias ou semanas, na hipótese mais otimista –
sob o risco de passar a oportunidade de intervenção no processo de
ensino-aprendizagem. Além disso, os resultados do ensino são previsíveis
apenas em parte. O contexto no qual se efetuam é complexo e
indeterminado, dificultando uma antecipação dos resultados do trabalho
pedagógico"
(Brasil, 2002, p. 35).
A importância de uma formação docente toma como base uma aprendizagem por competências formal e informal, constituídas por saberes desenvolvidos e adquiridos ao longo dos anos, no curso de graduação e na formação contínua que articula teoria e prática, saberes construídos na vida profissional e pessoal, possibilitando a responder às diferentes situações enfrentadas pelo professor em seu ambiente de trabalho. As competências assumem sobretudo um enfoque comportamentalista e fragmentador da profissionalização docente.
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